Sobre o livro


EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO DISTRITO FEDERAL:

experiências e descobertas de professores, estudantes e empreendedores do ensino superior.


 

 

A obra envolveu, além de estudantes e docentes do UDF, professores, alunos e egressos de outras instituições de ensino superior de Brasília, porque entendemos que a prática da pesquisa (assim como o ecossistema empreendedor) rende melhores frutos quando os esforços são colaborativos, somativos, alinhados e conectados.

 

A primeira parte do livro, Propostas Pedagógicas e Metodológicas na Graduação, traz seis capítulos que abordam algumas intervenções realizadas por docentes e discentes no ensino de empreendedorismo e no desenvolvimento de competências empreendedoras em instituições de ensino superior específicas do Distrito Federal.

 

O capítulo 1 aborda a operacionalização de projetos integradores com vistas ao desenvolvimento do comportamento empreendedor. Já o capítulo 2 defende a estratégia de criatividade da Disney como uma possibilidade de desenvolvimento de mentalidade empreendedora em estudantes do ensino superior. O capítulo 3 foca nos cursos de Engenharia e áreas afins, propondo uma metodologia de educação empreendedora específica em tais campos. Já o capítulo 4 investiga a aplicação do ciclo de aprendizagem vivencial (e suas externalidades) em uma disciplina de empreendedorismo. No capítulo 5 oferece uma investigação da utilização de aprendizagem baseada em projetos como metodologia para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Por fim, o capítulo 6 discorre e apresenta os resultados de um caso bem-sucedido de educação empreendedora em cursos de tecnologia.

 

Já na segunda parte do livro, Pesquisas Interinstitucionais, dois capítulos abordam a educação empreendedora de forma mais ampla no ensino superior do DF. O capítulo 7, por exemplo, investiga a vivência de docentes que trabalham com educação empreendedora em instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Já o capítulo 8 traz resultados de uma pesquisa sobre centros de empreendedorismo em IES do DF.

 

A terceira parte da obra – Experiências em Pós-graduação Lato Sensu e Extensão -- é dividida em dois capítulos. O capítulo 9 relata a experiência de um curso de pós-graduação lato sensu no desenvolvimento de competências empreendedoras enquanto que o capítulo 10 analisa o fenômeno das empresas juniores como possibilidade de extensão universitária, vinculada à educação empreendedora.

 

Para nós foi simbólico encerrar esta obra com o capítulo 11, o qual chamamos de bônus, onde uma estudante do Centro Universitário UDF, envolvida e beneficiada por diversas ações de educação empreendedora propostas em sua graduação, oferece uma bela poesia com sua percepção a respeito do empreendedorismo social e de políticas assistencialistas.

 

Esperamos que este livro possa colaborar com você -- docente, estudante e ou empreendedor --, enriquecendo a sua jornada. Também esperamos contribuir para o ecossistema empreendedor do Distrito Federal e seus atores, tão importantes para o florescimento de uma cultura empreendedora capaz de colaborar com o desenvolvimento mais rápido e mais saudável de nossa nação.

 

Gabriel Fernandes Cardoso

 

Sandson Barbosa Azevedo

 

(organizadores)


Lançamento

Participe do evento de lançamento!

Autores

Saiba quem são os organizadores e autores do livro